Quão significativa é a Mídia Exterior Digital em relação ao OOH estático?

O Out of Home (OOH) está evoluindo, em uma mudança liderada pela digitalização. É na mídia externa digital onde todo o crescimento tomará forma, mas quão significativa é a diferença entre o DOOH e a mídia exterior estática? Para responder essa pergunta, a JCDecaux OneWorld lançou o projeto AM4DOOH, uma pesquisa que expôs 500 pessoas em quatro mercados europeus a um passeio por uma cidade virtual repleta de publicidade, de supermercados a estradas.

Neil Eddleston, Diretor Administrativo da JCDecaux OneWorld, explica que neste mundo cada vez mais digital, é necessária mensuração. “Apesar da indústria de mídia exterior possuir uma metodologia globalmente aceita pelos consumidores desde 2009, agora existe a necessidade de criar uma série de variáveis de DOOH para aumentar visibilidade que sejam aplicáveis a sistemas de mensuração novos e antigos por toda a Europa,” disse.

Uma Experiência Imersiva

A experiência com a cidade virtual era imersiva, incluindo ruidos da cidade como tráfego e adaptação para cada país. “Por exemplo, no Reino Unido você tinha que dirigir do lado esquerdo da rua, na Suíça no lado direito. Da mesma forma, sinais de trânsito e linguagem eram relevantes a cidade. Isso fez com que tudo fosse verossímil para os usuários,” acrescentou.

A forma em que o público visualizava a publicidade na cidade virtual era controlada. Marcas internacionais foram usadas nos anúncios, que foram mantidas para cada país, mas as marcas aleatoriamente utilizavam quatro formatos diferentes de OOH, de papel estático a vídeo. “Isso nos permitiu visualizar a diferença de impacto entre o estático e os painéis digitais com movimento e comparar com dados para entender o que muda nessa transição do estático para o movimento digital”, explicou.

Foi descoberto que as pessoas olham mais para a publicidade digital do que para o estático. “Elas também olham com mais frequência, com mais fixações (que nos mostram para onde estão olhando no anúncio), e mais tempo de engajamento”.

DOOH oferece o melhor dos dois mundos

Como engajamento é parte chave do negócio, olhar mais tempo para um anúncio aumenta a atenção sobre a marca. “Assim, em termos de atenção, significa que um poster digital com movimento é olhado por 30% mais tempo que um produto estático (quando dirigindo). Isso é mais evidente entre os pedestres, com uma caminhada de 50 segundos gerando os mesmos resultados de um anúncio digital de 10 segundos,” explica.

“As marcas precisam comandar a atenção e por conta do grande alcance do OOH, a chance de fama é dobrada, já que se amplificam efeitos importantes para o estabelecimento da marca no longo prazo. Finalmente, a mídia exterior aumenta os lucros com o tempo. Essa mistura leva a uma diferenciação de preços mais forte,” continua.

O fluxo de recursos da digitalização da mídia estão chegando no mundo do OOH de uma forma bem real. “A mídia externa digital apresenta uma enorme oportunidade para as marcas uma vez que oferece o melhor dos dois mundos; uma aproximação segmentada combinada com a possibilidade de atingir um grande número de pessoas,” diz.

Fonte: BIZCOMMUNITY

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