Propósito

 “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”

– Pensador romano, Sêneca

Li esta frase em um artigo na Endeavor Brasil sobre propósito. Simples, mas de uma profundidade assustadora. E pensar que crescemos em uma sociedade que pouco tratava este assunto: propósito. Pais não perguntavam aos filhos qual era o propósito de suas vidas. Ninguém me perguntou pelo menos, até a experiência de tirar o ar, em uma sessão de coaching, há cinco anos atrás. Porque saber onde se quer chegar é a primeira informação da qual você precisa para criar a sua agenda, seu cronograma de jornada, para então partir. Sair do lugar onde está.

E como uma pessoa sem propósito pode criar negócios focados, inovadores, bem-sucedidos, e que realmente se diferenciem no mercado competitivo o qual enfrentamos hoje?

Estamos em um momento no qual temos que pensar em lucro com responsabilidade social. Na competição que acirra o mercado, com espiritualidade. Temos que ser eficientes, pensando no bem-estar das pessoas. E para se habilitar nesta capacidade de construir sucesso e engajamento, pensando de forma global em todos estes quesitos, cenários diferentes, com demandas distintas, é necessário ter um propósito. É aí que fazemos a diferença como empresário, como negócio e como pessoa.

Quanto antes você descobrir o seu, melhor para você e para a sua vida profissional.

Essa geração nova que está aí, chamada geração Z, e que está se iniciando nas universidades e no mercado, nos dá aula neste ponto. Já nasceram embalados pelos questionamentos orientados à realização pessoal e profissional, ao que querem realmente da vida, à busca pela felicidade e bem-estar. Não pela necessidade de subsistência, com foco em prover a vida, que é o caso das gerações dos anos 60 aos 90, os quais chamamos de geração Y e Z. E da qual, faço parte. Para estas gerações sim, a definição de propósito não é familiar e pode ser extremamente assustadora, pois instiga o indivíduo a pensar se é feliz no que faz. Se o que faz com a maior parte do seu tempo de vida, na dedicação ao seu trabalho, no stress do dia a dia, faz sentido para você. Se tem claros os objetivos do seu negócio. Se a sua vida pessoal está de acordo com os seus princípios e valores.

Se tudo estiver no seu lugar, você com certeza está bem, acredite. Está habilitado. E assim, será muito mais fácil conquistar realmente seus clientes, se diferenciar como negócio e engajar pessoas.  Porque só quem sabe onde quer chegar, passa confiança. E é nesta confiança que clientes, funcionários, sociedade e a sua família irá se segurar. E possivelmente, seguir.

Portanto, bora parar por alguns minutos, olhar o horizonte e pensar no que está fazendo e em que direção tudo isso te leva. Se te levar à realização, ótimo. Apenas revisite seu propósito e o fortaleça cada vez mais no seu “To Do List” diário. Se toda a sua energia está levando você a um lugar desconhecido, no qual você não reconhece seus valores e que não traz à sua vida realização e motivação, para tudo e responda as perguntas que darão sentido à sua jornada e que levarão você ao destino que quiser. Vai exigir trabalho, a sua energia, e não será pouca. Mas pelo menos levará você e os seus negócios a um lugar amigo, conhecido. Ao lugar onde você quer chegar. E assim, nesse caminho, não lhe faltará companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *