Essa é uma questão que permeia os pensamentos do empresariado da pequena e média empresa, que deseja ver a sua marca divulgada, mas tem pouco orçamento ou não sabe como começar. Bem, estamos aqui para ajudar! 🙂

Buscamos esse artigo que contextualiza a mídia no mundo da pequena e média empresa e ajuda o gestor a trabalhar com conhecimento das alternativas e de forma otimizada, com as amplas possibilidades de mídia disponíveis no mercado.

“A tecnologia revolucionou as relações entre empresas e consumidores e proporcionou uma vantagem imensa às Pequenas e Médias Empresas, oferecendo inúmeros recursos e ferramentas que potencializam o crescimento do negócio. No entanto, ao mesmo passo, o mercado tornou-se, de modo geral, ainda mais competitivo, afinal, as oportunidades estão disponíveis a todos.

Num contexto como este, comumente, surge um importante questionamento: como divulgar uma Pequena ou Média Empresa e conquistar a preferência dos clientes? Bom, para responder a essa pergunta, é fundamental que você comece conhecendo os principais pontos fortes da sua empresa e identifique suas oportunidades e ameaças. Este será um excelente exercício para desenvolver um plano de marketing e comunicação para pequenas e médias empresas assertivo.

Além disso, considere as ferramentas de comunicação a seguir e veja quais podem ser aplicadas em seu negócio a curto, médio e longo prazo. Vamos lá!

Marca – Crie a sua marca

Avalie quais características diferenciam a sua marca dos seus concorrentes. Selecione atributos que expressem como você gostaria que a sua marca fosse conhecida no mercado.

Identidade – Fortaleça a sua marca e desenvolva uma identidade visual

Fortaleça a sua marca e garanta que materiais como papéis timbrados, cartões de visita, assinaturas de e-mail e site estejam com a mesma identidade. Dessa forma, você transmitirá organização e credibilidade. Seja crítico(a) nesta etapa!

Fachada – Aumente a visibilidade da sua empresa

As pessoas que transitam, diariamente, em frente a sua empresa podem ser seus futuros clientes. Portanto, por que não aproveitar essa oportunidade e aumentar a visibilidade da sua marca

Com um projeto de fachada atrativo, seguindo a identidade visual definida no item anterior, a sua pequena ou média empresa poderá ser notada por muitos outros transeuntes. A sua fachada pode funcionar como uma mídia externa (com apelo de um painel ou outdoor, por exemplo)!

Materiais internos – Mantenha a qualidade da experiência do consumidor

Com a fachada divulgando a sua empresa ao público circulante, o próximo passo é certificar-se que, ao entrar em sua empresa ou buscar informações sobre os seus produtos e serviços, a qualidade da experiência do possível consumidor continue positiva. Assim, utilize a identidade visual desenvolvida e inclua sinalização de portas, placas, banners e conteúdos em circuitos internos de televisão, caso haja.

Marketing Digital

Site – Um site otimizado e aparecendo nas primeiras posições do Google para a consulta da sua “solução + o nome da sua Cidade” é uma estratégia essencial para aumentar a notoriedade da sua marca e, consequentemente, atrair novos clientes.

Links patrocinados – Os links patrocinados no Google, quando bem configurados e otimizados, geram tráfego qualificado ao seu site. Além disso, a ferramenta permite gerenciar a exibição de anúncios em sites parceiros do Google e no YouTube em formato de display e vídeo.

Redes Sociais – Facebook, Instagram, G+ e LinkedIn são algumas das redes sociais existentes para aproximar a sua empresa dos seus clientes. Avalie as principais dúvidas e dificuldades do seu público e qual tipo de informação seria relevante para ajudá-lo a chegar a uma solução. Você também pode desenvolver editorias que alternem entre dicas, informações institucionais, cases ou mesmo notícias do segmento.

Vídeos – Os vídeos estão extremamente em alta, pois, cada vez mais, as pessoas têm buscado informações rápidas e de qualidade. Este é um excelente recurso para apresentar informações, diferenciais da sua empresa e esclarecer dúvidas. Aposte em alavancar o posicionamento da sua pequena ou média empresa em plataformas como o YouTube, a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo.

E-mail Marketing – O uso do e-mail marketing para manter o relacionamento com os clientes e prospects é uma alternativa bastante eficiente. Por isso, aproveite para desenvolver layout e conteúdos impactantes. Este recurso pode ser bastante estratégico em datas comemorativas ou em promoções, por exemplo.

Marketing Tradicional

Outdoors e painéis – Analisando as possibilidades offline, a sua pequena ou média empresa pode ser divulgada em mídia exterior como outdoors e painéis. Na Conceito Ideal, há uma metodologia bastante eficiente na qual é realizado o mapeamento do perfil do público-alvo e, a partir disso, são identificados os melhores locais da região para a veiculação. Consulte.

Revistas e Jornais – Revistas e jornais de bairro são outras opções para veicular anúncios ou, ainda, informes publicitários com matérias relacionadas às soluções da sua empresa. Procure saber a tiragem e as regiões em que são distribuídos para avaliar se o investimento é válido.

Panfletos, Flyers e Malas Diretas – Desenvolver materiais de comunicação para distribuir em eventos, por exemplo, pode auxiliar a sua empresa a divulgar os seus serviços ou produtos. Desenvolva materiais atrativos e com conteúdo objetivo.

Parcerias e indicações – Faça parcerias com empresas que oferecem serviços complementares aos seus. Dessa forma, será possível ampliar a visibilidade da sua marca e estimular a entrada de novos clientes.”

Então, vamos começar a trabalhar a marca na rua? Acha o que mais se adequa à sua realidade orçamentária, à estratégia de comunicação da sua empresa, e os ambiente mais propícios de encontro entre a sua marca e as suas personas nesse mundo de clientes que existem por aí, e toca ficha!

Referência: Site Conceito Ideal

Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio. É também autora do livro Divórcio: A Construção da Felicidade no Depois.

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