Já ouviu falar no ditado que diz: “Se não tem nada de bom para falar, então não fala nada?”

Pois então… Se você quer falar com o seu público nessa data tão especial, de tanto apelo emocional e tanto significado, que vai além do seu valor comercial, pare e pense com calma no que você quer dizer.

Primeiro, precisa existir alguma coisa a dizer além de “Feliz Dia das Mães”. O que é valor para a sua marca, de alguma forma, se traduz, se comunica com o Dia das Mães ou com as emoções despertadas nessa data? Seu produto atende às demandas dessa comemoração? Ela pode consistir em real alternativa para o seu público? E se não, faz parte da cultura da sua marca homenagear eventos familiares do ano?

Segundo, por que comunicar? Isso está ligado a alguma meta ou propósito do Seu negócio?

Vamos falar de ideias

Se faz sentido para a sua empresa e sua essência, é preciso dar o próximo passo e pensar no como. As possibilidades são muitas, tanto no formato do conteúdo quanto da mídia. Do online ao off-line, a comunicação exige adequações e precisa, além do olhar quanto aos formatos, do olhar financeiro, adequado ao budget do seu negócio para ação. E considerando seus públicos e onde eles consomem mídia, você precisa de um mix mínimo de canais para garantir que a sua ideia vá chegar ao patamar mínimo que garanta a resposta que você precisa, ao retorno do seu investimento.

Afinal, não tem empresário por aí rasgando dinheiro. Por isso, há sempre tempo de planejar o que vai se fazer.

Então, vamos falar de ideias: já é sabido que as pessoas se vinculam a contos que, de alguma forma, às toquem nas suas próprias histórias. E que só neste cruzamento, nesse acesso à emoção, conseguimos enquanto marcas realmente chegar nas pessoas. É sabido. Mas para isso acontecer, precisa ser de verdade. Precisa ter alinhamento com a real essência do negócio. Ou fica tão estranho quanto um oriental falando russo em uma propaganda de TV. Não fecha. Soa falso. E de falsidade o povo está cheio.

Foco na Verdade

A ideia é focar na verdade. Como trouxe no texto da semana passada, não importa o seu tamanho nem o tamanho do investimento que você tem para o Dia das Mães, o importante é saber o que falar, e que isso comunique a real essência do seu negócio. Emocionar pode custar caro, ou não. Vai depender da sua criatividade. Quem não pode estar na TV, busca alternativas em mídias digitais indoor e em LED, comuns à mídia externa. Quem não tem verba para uma grande imagem na melhor parede do centro da cidade, estuda seu público e as opções de mídia OOH disponíveis na cidade, nos bairros de circulação da sua população. Quem não consegue estabelecer presença em muitos pontos, busca nas mídias itinerantes opção de se fazer presente em vários pontos da cidade onde o seu público está.

O importante é ter coerência e uma boa ideia. Criativa e de conexão. E se conseguir estar em várias delas, maior o tiro do canhão.

Separei mais seis ideias de campanhas veiculadas pela Exame online, para fertilizar a sua mente e ajudar a fazer acontecer! 🙂

Canon

A campanha da Canon traz depoimentos de duas mulheres falando sobre a maternidade e os seus significados. O final surpreende e revela uma linda história de amor.

Mercado Livre

A campanha criada pela REF+T para o Mercado Livre traz com bom humor uma mãe moderna: blogueira e “youtuber”. Nos diferentes vídeos, a mãe faz um unboxing do presente recebido. Cada vídeo traz um presente diferente.

C&A

Com o conceito de “Certo Ou Errado”, a campanha musical da C&A traz diferentes mães, de diferentes estilos. A ideia é mostrar que não há padrões ou regras quando o assunto é ser mãe.

Natura

Com criação da Africa, a Natura convidou os filhos a expressarem, por escrito, o amor por suas mães. Impossível não se emocionar com mães e filhos frente a frente.

American Greetings

A empresa americana de cartões comemorativos e personalizados trouxe um comercial que mostra a perspectiva de uma filha no Dia das Mães. No vídeo, uma menina faz a sua primeira tatuagem e escolhe um recado muito importante para ela.

Grupo Sonae Sierra

A empresa que administra shopping centers (entre eles, o Plaza Sul de São Paulo e o Parque D. Pedro em Campinas) traz uma campanha que fala da união entre mães. No vídeo, criado pela Edelman, mães trocam experiências e falam de seus desejos e perspectivas.

https://www.youtube.com/watch?v=BK0jxuFnuTg

Todas se tratam de histórias. Que criam vínculos afetivos e comunicam valores.

É simples. E por entender que é mais difícil ser simples do que ser complexo, te convido a escutar a sua marca, fazer sentido e ser criativo. Só. Tenho certeza de que as formas de fazer naturalmente vão aparecer.

Simples assim. 🙂

Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio. É também autora do livro Divórcio: A Construção da Felicidade no Depois.

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