Inovação não se trata de descobrir uma bola que não é redonda, uma forma nova de ingerir água que não seja pela boca ou uma fórmula que reduza a nossa necessidade de sono para que nos sobre mais tempo. Isso tudo até pode vir a acontecer, mas esse movimento começa pequeno, a passos miúdos e nobres no nosso dia a dia.

Inovação é um processo de melhoria contínua do que já fazemos e do que já somos. É buscar fazer hoje um pouquinho melhor e diferente da forma como se fazia ontem. É olhar para o seu objeto de valor e entender de que forma ele pode ficar mais valioso ou ter a sua essência exposta de forma mais clara, agradável e atraente às pessoas que o consomem, do que era no dia anterior. Do que foi na última vez em que foi exposto, usado ou consumido.

Sobre inovar

Inovar é só isso: É olhar para o que se tem dentro, para o que o mundo pede lá fora e buscar atender sinergicamente esta relação fazendo cada dia melhor um pouquinho. Com olhar atento a quem nos interessa. Não é assim na vida pessoal? No nosso trato com a vaidade, com o casamento, com a maternidade e no ambiente de trabalho onde nos realizamos e queremos ficar e prosperar? Não é assim quando se investe?

Pois bem. É assim também com empresas. Com a vida do CNPJ que é feito de pessoas, de ideais, de missões e valores.

Vou contar uma história para você

Há 17 anos a H Mídia começou um trabalho de mídia Out Of Home para atender Porto Alegre e grande Porto Alegre, com uma pequena sede na cidade de Canoas. Eram pouquíssimos funcionários, mas na sua essência, um negócio orientado ao atendimento às necessidades dos clientes em exposição de marca e promoção, levando sempre muito a sério a questão da satisfação dos mesmos no enxergar as suas marcas na rua. Expostas, lindas e iluminadas. E este sempre foi um grande valor do negócio da H Mídia.

Falo de cadeira. Da cadeira de quem assistiu acontecer.

Eis que isso define o caminho de inovação deste negócio. O caminho que buscou no tempo os projetos especiais, os painéis interativos por bluetooth, a iluminação com lâmpadas em LED, o caminhão com LED, e Cubos e Painéis Indoor também em LED, como forma de ampliar e sofisticar cada vez mais a exposição da marca dos seus clientes.

Vontade de fazer diferente

Só que há alguns meses, entendeu que para fazer melhor, precisava sair da caixa, viajar na maionese ou pelo mundo, se necessário. E então saiu por aí atrás do que tinha de melhor, além do seu cuidado periódico com a pintura dos painéis externos, vistorias elétricas e seu pessoal sempre uniformizado. Aquilo que chamo de se cuidar, de melhorar, de inovar, afinal. 

E como quem procura, acha, a H Mídia achou bem longe daqui. Um mercado do qual se aproximou, ficou amigo, criou laços de confiança e um canal de permanente aprendizado, que construiria um ciclo de inovação, melhorando a cada dia a percepção do que é realmente bacana de se fazer na exposição de marcas, valores, promoções e essências. E que para inovarem sempre precisariam de constantes provocações e olhares, para dentro e para fora.

Chegaram esta semana as Vitrines em LED mais incríveis que eu já vi, e olha que já vi coisa em mídia exterior! 🙂 

E sabem por quê? Porque a H Mídia teve a coragem de inovar melhorando design, apresentação e brilho do que ela já faz a sua vida toda. E esse é um grande exemplo de inovação para o sul do nosso país.

Mais do que vitrines

Vitrines em LED de última geração para realizar o de sempre, só que melhor. Um pouco melhor que, depois que vi funcionando, fez a coisa toda ficar muito melhor. Tudo a partir de passos miúdos de inovação, com coragem e motivados pela real essência do seu negócio.

Orgulho de escrever a coluna dessa semana. Pois nada pode ser mais valioso e motivador do que ver negócios melhorarem em pequenos movimentos e com eles construírem grandes avanços. 

Vem conhecer. Ou fica ligado, que verás coisas novas e brilhantes por aí, direto do outro lado do mundo para o nosso mundo daqui. 🙂

Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio. É também autora do livro Divórcio: A Construção da Felicidade no Depois.

Juliana Silveira

Author Juliana Silveira

More posts by Juliana Silveira

Leave a Reply