Essa frase é de Henry Ford, fundador da Ford Motors. Então não é por acaso que faz tanto sentido já que vem de um empreendedor pioneiro na linha de montagem para a produção em massa de automóveis com menos tempo e custo, sem nunca ter perdido o cliente de vista ou, melhor dizendo, de foco.

Trago a frase deste também escritor, em comemoração ao Dia do Cliente, 15 de setembro, data que é celebrada anualmente. E por fazer parte do calendário comercial é explorada largamente pelo Comércio, Indústria, Meio Publicitário e Mídia, como oportunidade de negócio, já que propicia um acesso festivo ao cliente, sendo também uma janela de incentivo ao consumo. Afinal, uma relação forte e duradoura entre empresa e cliente deve ser cultivada com cuidado e dedicação.

Criada em 2003, no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos, atualmente a data comemorativa já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios. Ou seja, ela cresce cada vez mais e busca se consolidar no Brasil inteiro.

Entrar em contato para agradecer a confiança depositada na sua marca é uma boa estratégia em datas especiais. E esse dia tem uma característica interessante… Simplesmente porque todos nós somos clientes, já pensou nisso? Não há necessidade de ações segmentadas, não exatamente, já que uma vez cliente, sempre cliente. Enquanto outras datas atingem públicos específicos, o dia do cliente alcança a todos. Pessoas físicas e jurídicas, pois todos são clientes de alguém e todos dependem de clientes para sobreviver.

Os “mimos” dedicados aos consumidores são uma característica comum do comércio nesta época marcada por dias de brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios, eventos e tudo mais na busca por homenagear e atrair os mais diversos clientes, novos e antigos e, além disso, ajudar a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

Sendo assim, este é o momento perfeito para renovar a parceria entre sua empresa e seus clientes.

Envie uma mensagem parabenizando-os pelo seu dia e agradecendo por todo o tempo que passaram juntos, todas as oportunidades de fazerem negócios e toda a confiança depositada na sua marca.

Essa “mensagem” de reconhecimento pode ser realizada em diversos formatos, então seguem algumas dicas para iluminar as suas ideias:

  1. Dê um presente para o cliente, em comemoração ao seu dia, que o faça lembrar da relação com a sua empresa;
  2. Crie uma campanha para o dia do cliente e se utilize das mídias que os acessam;
  3. Formalize por e-mail direto o seu reconhecimento ao interlocutor, seja ele pessoa física ou jurídica;
  4. Complemente com um SMS, explorando seus canais de contato.
  5. De leveza e alegria com as possibilidades da ferramenta WhatsApp, seus “emojis” e formato casual, quando a relação permitir.

Por fim, lembre-se que de nada adianta você criar uma estratégia para agradar o cliente nessa data comemorativa, se descuidar dele nos outros dias do ano, e da relação de vocês. Afinal aniversariar a relação pressupõe ter algo realmente bom para comemorar, seja simplesmente a existência dela, seja a evolução da mesma no tempo…

E dia do cliente é todos os dias 🙂

Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio

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