Na condição de conhecedora deste meio, fruto de um trabalho de alguns anos na mídia exterior, conheço formatos e melhores práticas. Quanto ao que é legal e ao que não é. Sobre os seus impactos no público e a sua peculiar acessibilidade a todos os tamanhos de empresas e marcas no que tange investimentos financeiros. Porém, muitos não conhecem. Talvez você que me lê, não navegue em mar amigo quando se trata da propaganda de rua. Por isso, trago um pouco desse conhecimento aqui. Um pouco. Pois essa é uma prática antiga que se transforma no tempo. E continua trazendo o novo e surpreendendo.

Esse é um tipo muito comum de propaganda, onde você desenvolve diversas formas criativas de anunciar um produto ou serviço. Você pode alavancar seu negócio gastando pouco, e com uma divulgação que atinge diariamente a vida das pessoas, das personas do seu negócio. 

Os tipos são vários, seguem alguns:

1 – O velho conhecido panfleto

Essa forma de fazer propaganda na rua ainda é uma das mais utilizadas no dia a dia do anunciante, seja para anunciar aulas particulares, vender produtos ou oferecer serviços diversos àquela redondeza. Quase todos algum dia na vida já recorreram e muitos ainda recorrem a esse modelo de propaganda.

2 – Os banners estão por todos os lados

O banner é uma das peças mais versáteis na hora de fazer propaganda, por isso seu uso ainda é muito grande. Dessa forma, ele se encaixa em qualquer tipo de campanha, isto é, você pode adequar um banner exatamente para o tamanho que precisa. Bastante usado para presença em eventos e pontos de venda.

3 – Carro de som e suas surpresas

Embora seja muito utilizado todos os dias por diversos empreendedores, comerciantes e quem mais queira anunciar algo, existe todo um planejamento por trás. Portanto, não é apenas criar um áudio, colocar o carro pra andar e esperar as pessoas. Somente isso não trará os impactos desejados. Crie uma trilha sonora adaptando alguma música, onde você consiga incorporar suas informações. Utilize-se das opções disponíveis no mercado em LED, valorizando a sua campanha com dinamismo, cor e tecnologia.

Saiba que essa forma de propaganda é totalmente geográfica, ou seja, somente as pessoas que estão ali vão escutar e ver. Sendo assim, desenvolva um texto agradável, informativo e atraente, assim como artes de grande impacto aos olhos. Você vai gostar dos resultados. 🙂

4 – Outdoors e painéis bem elaborados

Assim como os banners, os outdoors e painéis são uma ótima pedida quando a ideia é impactar em grandes formatos. Você precisa ter em mente que esse tipo de propaganda atinge primeiramente quem passa por ali, quem transita naquela via. É claro que grandes cases reverberam, então sempre é bom se utilizar da criatividade. Você precisa ter bem definido quem será seu público-alvo para acertar na mosca com essa propaganda na rua e encantar pelas possibilidades de arte e exuberância desse tipo de ação.

5 – Brindes que circulam por aí

Quem nunca viu alguém usando um boné de alguma casa de tintas? Ou camiseta de um estabelecimento de materiais de construção, não é mesmo? Esse é um tipo de propaganda de rua que alguns estabelecimentos utilizam muito. Você por exemplo, possui uma loja de determinado produto, por que então não ofertar brindes como camisetas, bonés, mochilas, embornal, chaveiros, etc. Todo tipo de propaganda na rua é valido para atrair mais clientes.

Mas o que é proibido na propaganda de rua?

Em vista de todas as formas de fazer propagandas citadas acima, algumas pessoas acabam cometendo erros, como a divulgação em locais proibidos. Logo, é importante ficar atento e se precaver contra possíveis problemas, trabalhando com empresas sérias do setor e comprometidas com a legislação da cidade. Além, é claro, do bom senso e das boas práticas de quem vive em comunidade, mesmo você se tratando de uma marca.

O que não pode? Mídia em placas de trânsito, em paradas de ônibus, em pontes e viadutos, em postes em geral e em árvores. Isso analisando a partir de uma visão simplista. Os regramentos das cidades são ainda mais complexos e esta consultoria ainda está amparada no conhecimento e operação de profissionais e empresas do ramo.

Agora que você já sabe como realizar sua propaganda na rua, é hora de elaborar as melhores campanhas e começar a atrair mais clientes no intuito de reforçar a sua marca e o seu propósito e, é claro, aumentar suas vendas. Não existe limite para esse tipo de propaganda, desde que respeite os locais permitidos e as pessoas.

Como fazer propaganda na rua? 

Não tem nem como falar que o céu é o limite, pois existe também a propaganda área, exibida em aviões, o que também é uma opção. Então considera o meio no qual você vive. Considera a rua. Ali também reside, transita e consome quem compra de você, ou pode vir a comprar. 🙂

Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio. É também autora do livro Divórcio: A Construção da Felicidade no Depois.

Juliana Silveira

Author Juliana Silveira

More posts by Juliana Silveira

Leave a Reply